quinta-feira, 22 de março de 2012

O Diário de Uma Glamour - 7ª edição - 22/03/2012 - Folha do Sul


Curso de Direito da URCAMP realiza o projeto “Bixo Legal”

Tenho novidades para contar sobre o mundo universitário! Conhecido pela disciplina com que é graduado, o curso de Direito da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), em Bagé, inovou neste semestre.
Como a maioria deve saber, entrar na Universidade tem seus prós, mas antes é preciso passar por um ‘castigo’ que não deixa de ser uma brincadeira de recepção aos calouros: o Trote!
O trote, que existe há anos, em muitos lugares foi sinônimo de maldade, o que vem gerando grandes polêmicas e uma revolta na população. É por este motivo que as coordenadorias dos cursos, em alguns casos, proíbem a sua realização.
Porém, depois de muitos semestres sem praticar a brincadeira, o D.A.T.T. (Diretório Acadêmico Tarcísio Taborda) implantou um trote ‘diferente’ para os bacharelandos em Direito.
A ideia central foi conscientizar e invocar o sentimento de solidariedade de cada um. Assim, a proposta feita pelos “veteranos” aos “Bixos” foi a seguinte: Se conseguissem, até o dia 07 de março, arrecadar 1.000 boas ações, estariam livres do trote.
O projeto foi chamado de “Bixo Legal” e cada boa ação seria doação de sangue, um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fralda geriátrica.
Infelizmente, os calouros do Direito diurno e noturno, juntos, não conseguiram alcançar o alto número necessário de boas ações, porém valeu a tentativa. Foram arrecadados mais de 100 kg de alimentos não perecíveis e uma das “bixos”, a aluna Bárbara Rodrigues, foi premiada com uma disciplina gratuita para o próximo semestre, por ter conseguido oito doadores de sangue.
Diferente do trote da UNIPAMPA, que virou caso de polícia no último dia 16 de março (veja a edição da última terça-feira, 20, página 14, do jornal FOLHA DO SUL), a ‘brincadeira’ imposta pelos “veteranos” do curso de Direito foi saudável. A turma da manhã participou na terça, 13, e o noturno no dia posterior, quarta, 14. Segundo o Presidente do Diretório Acadêmico Tarcísio Taborda-(DATT)-Curso de Direito/URCAMP, Luís Diego Soares de Oliveira, para que se pudesse ter controle do rumo que a brincadeira tomaria, os alunos se responsabilizaram. Os veteranos que aplicariam o trote assinaram um termo de responsabilidade, onde estavam cientes de que não seria permitido usar tintas inadequadas, produtos com odor, ou alimentos, já que o nosso trote visava arrecadar e não desperdiçar alimentos”, conta Luís Diego.
Vale lembrar que o trote era facultativo, isto é, não era obrigatório, e cerca de 50 “bixos” aceitaram colaborar com a brincadeira.

Com a aplicação do trote, os “bixos” arrecadaram dinheiro nas ruas que cercam a Universidade. O dinheiro foi aplicado em uma confraternização de boas vindas aos “bixos” e o restante será aplicado em atividades desenvolvidas pelo D.A.T.T.”, conclui o presidente.

A iniciativa foi excelente e serve de exemplo para os demais cursos e Universidades de Bagé e Região. No meu curso, Comunicação Social, que realizou o trote no último dia 12 de março, o objetivo foi um pouco diferente, pois não tivemos a ideia solidária. Contudo, a ‘brincadeira’ aconteceu da mesma forma: tinta guache, cristas de galo cabeça (afinal o galo é o nosso mascote na Comunicação), apresentações e danças no pátio da FACOS e por fim, a arrecadação de dinheiro que também será revertida em festa para os “Bixos”, “Veteranos” e simpatizantes do curso. O evento acontece na próxima sexta-feira, 23.
Eu, como ex-“Bixo” e atual “Veterana” da habilitação em Jornalismo, posso afirmar que a ação é positiva para ambos, pois promove a aproximação dos que entram com os que já estão na Universidade.
A brutalidade e a ignorância não levam a lugar algum. Pelo contrário, o destino destes cidadãos e estudantes, geralmente, termina na página criminal dos jornais. Além de ‘sujar’ a imagem da brincadeira de recepção. No meu ano eu fui a favor do trote, e creio que muitos novatos entrem no curso pensando no entrosamento com os seus futuros colegas de profissão. Pois acreditem: O trote é o primeiro passo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário