quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Determinação


Essa é a palavra que tantos procuram saber como funciona, alguns conseguem, outros não. Porém, há os que poderiam mudar seu nome para assim serem chamados... pessoas determinadas!
Eu conheci pessoas que viveram aqui e lá; hoje vivem por aí.
Pessoas que sentiram A e B; hoje já conseguem sentir C.
Eu conheci pessoas que antes de saber o que fazerem , já tinham seus destinos traçados, seus futuros armados, e suas escolhas, bem, anuladas.
Crianças que sonhavam alto, que queriam o campo de futebol tanto quanto queriam um céu de medalhas.
Crianças que sonhavam alto, que queriam uma mesma casa, mas tiveram sua vontade cortada ao meio. Crianças que estiveram por aqui. Adolescentes que cresceram por lá. Adultos que estão por aí.
Eu vi nos olhos os planos passando distante, vi uma quase realização. Vi uma troca de vontades por um ideal. Vi tudo isso desmoronar.
Eu senti as risadas malandras; brincalhonas; e me arrisco dizer, eu senti risadas tristes.
Como em um vai-e-vem, eu notei pessoas sem rumo. Eu vi felicidade aqui e lá. Eu vi tristeza também.
Eu convivi aqui, eu convivi por lá... Eu senti falta aqui e também senti por lá.
E mesmo assim, mesmo em uma vida agitada, de sonhos construídos e destruídos, eu vi determinação.
Eu vi uma vontade que ultrapassava todas as esferas do tempo, que não permitia se privar aos limites da lembrança.
Eu vi uma vontade de criança em olhos de adulto.
Ouvi as mesmas risadas de berço, senti o mesmo olhar de esperança, vi a mesma cara de que a qualquer momento irá aprontar.
Esse mistério de passado e presente, essa agonia de futuro. Essa magia que é viver... Eu vi, eu senti, eu ouvi seus anseios, bem como seus medos e feliz seus suspiros.
Eu vi as gargalhadas de contentamento.
E onde vivem tantas pessoas, onde tantas buscam o que tantas outras procuram, eu notei a determinação. Eu a vi onde os outros podem não a ter percebido, mas ela está lá. Está nos olhos, nos sonhos, nos desejos.
Ela está lá.
Determinados e conscientes eles chegarão onde quiserem, pois, não importa em que circunstancias se viveu uma vida inteira, mas de que maneira você quer conduzi-la daqui pra frente.
                                              E, acredite, isso só depende de você.

Um comentário:

  1. Olá, Jessica. Me chamo Eurico e trabalho para uma editora aqui em Pernambuco, que publica livros didáticos para educação infantil e fundamental I. Gostaria de saber sobre direitos de reprodução desse texto em um de nossos livros; preços, se já há publicação em outra editora...

    Aguardo seu contato o quanto antes.]
    Desde já agradecido,
    Eurico Santos
    Revisor
    Editora Construir

    ResponderExcluir