quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Diário de Uma Glamour - 4ª Edição - 02/02/12 - Folha do Sul


Câncer de mama

Na última semana contei a história de Fe, uma mulher batalhadora que está superando o Câncer de mama. Portanto, já que toquei em um assunto tão delicado, hoje trataremos sobre ele.
             
            Em entrevista com o Dr Mário Mena Kalil, que é o responsável pelo Ambulatório Oncologia e Saúde da Mulher, procurei obter o maior número de informações sobre o Câncer de mama.
            O Centro de Oncologia, que está localizado na Santa Casa de Caridade de Bagé, presta atendimento para pacientes com câncer. Esta unidade acompanha os casos do início, isto é, quando a pessoa chega ao ambulatório para uma consulta, até o processo de recuperação, quando está fazendo os exames periódicos. Ao ser atendido, o paciente é direcionado aos profissionais específicos, como a Assistente Social, que, em determinados casos, encaminha o paciente para a Liga Feminina de Combate ao Câncer.
O Câncer de mama é o de maior incidência no Rio Grande do Sul, sendo que 10% dos casos são de influência genética, e os outros por diversos motivos. A patologia também dá em homens. Apesar de raro, o sexo masculino também é alvo deste câncer, porém, existe um a cada 100 casos.


O doutor Mário conta que o ambulatório possui exigências feitas pelo Governo, “Em Bagé existe o Ambulatório de Oncologia e deve ser procurado. Aqui é feito todo o acompanhamento, inclusive as sessões de quimioterapia”. Mário ainda relata que ainda não possuem o tratamento de Radioterapia, e por este motivo, os pacientes precisam ir à Pelotas, quando o mesmo é necessário, mas acredita que esta é uma meta que será alcançada.
            O médico deixa claro que a melhor maneira de prevenir, e de constatar o caso em seu estágio inicial, é as mulheres fazerem a mamografia anualmente, procurando regularmente o seu ginecologista. Desta forma, se for constado o câncer de mama, o paciente deverá procurar o Ambulatório. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário