quinta-feira, 29 de março de 2012

O Diário de Uma Glamour - 8ª edição - 29/03/2012 - Folha do Sul


Operação Solidária

Nossa cidade conta com mais uma ONG. Criada no dia 20 de março, o grupo OPS (Operação Solidária) surgiu através do grupo KONY 2012 Bagé em prol do STOP KONY 2012 Cover The Night no dia 20 de Abril. Quem explica é um dos integrantes da OPS, William Santos, “será um evento mundial como forma de protesto para divulgação do vídeo e também para mostrar a nossa união contra Joseph Kony - O numero um dos mais procurados do mundo''.
No início, o grupo enfrentou uma série de preconceitos na rede social Facebook, onde muitas pessoas foram contra a ação em favor de outro país, tendo em vista a realidade social de nossa cidade. Alguns ainda questionaram o motivo deste trabalho não ser feito em Bagé. Porém, as respostas surgiram através de ações. Com a proposta feita, William reuniu os interessados em colaborar e criou um grupo com a intenção de realizar Ações Sociais e Ambientais.
Só que se enganam aqueles que pensam que é algo passageiro, de gente jovem querendo se reunir por apenas uma semana. Ele deixa claro que é um trabalho sério a ser realizado e permanentemente, que conta com 32 integrantes: “Hoje já estamos fazendo os trâmites legais para nos tornamos uma ONG propriamente dita, pois na prática já somos uma”, afirma William.
Os projetos saíram do papel na última semana, quando receberam um telefonema com as seguintes informações: a Fundação Geriátrica José & Auta Gomes, que abriga hoje cerca de 50 idosos, estava precisando de fraldas geriátricas, e devido à urgência foi à rádio local e solicitou a ajuda dos bageenses. Foi o suficiente para o grupo tomar as devidas providências e ir para os semáforos do centro da cidade. Nos dias 22 e 23 de março, a equipe composta por 13 voluntários na quinta e 24 na sexta-feira, realizou o “Pedágio Solidário” das 9h às 19h de cada dia, com o intuito de abastecer o estoque de fraldas da Fundação por um mês.
Segundo William, a meta foi alcançada no segundo dia de pedágio, para a felicidade da Instituição e do novo grupo, pois obteve sucesso em sua primeira Ação.
Questionei, portanto, a solidariedade dos motoristas que passaram pela OPS no pedágio e o resultado foi positivo, afirmando que a grande maioria contribuiu e muitos ainda pararam para ouvir mais sobre o ato que estava sendo feito. Contudo, como em todos os casos, tiveram aqueles que nem mesmo o calor foi mais forte: fechavam o vidro para não ouvir. Outros eram mais práticos: simplesmente grosseiros.
Porém, isso não desanimou nem um pouco: “Fico feliz por ter sido a minoria que não contribuiu, pois não custa nada ajudar. Com um pouco de cada um conseguimos tudo. Precisamos apenas que as pessoas confiem em nós, pois muitas não puderam ajudar no momento por estar desprevenidas para tal ação, mas deixaram claro que ajudariam”, conclui William.
A data de entrega das fraldas ainda está em pauta, pois todos os integrantes que participaram do pedágio querem acompanhar a entrega de perto, mas como é um caso de urgência, talvez a visita aconteça no próximo sábado, 31.
Para finalizar, deixo a mensagem de William “Todos os envolvidos estão comprometidos a não agir apenas uma vez, mas sempre! E focados no mesmo objetivo: ‘Tudo só depende de nós’ e ‘Nós podemos mudar a nossa realidade’, demonstramos que ser cidadão não é apenas pagar seus impostos, mas também é não ficar de braços cruzados diante dessa realidade que nos cerca”.



Lembrete do fim de semana

Vale lembrar que a partir de hoje até domingo, dias 29, 30, 31 de março e 01 de abril, estará acontecendo na Rural a 33ª Semana Crioula. E como este ano não poderia ser diferente, a Liga Jovem estará mais uma vez no bar nestes quatro dias com o intuito de arrecadar fundos para a LFCC – Liga Feminina de Combate ao Câncer.



Ao fim deste diário, onde conto a trajetória do novo Grupo OPS, e relato a ação que será realizada pela Liga Jovem no fim de semana, fico feliz de saber que a cada dia que passa, os jovens – assim como eu – preocupam-se mais com o bem do próximo do que apenas com as suas ideias pessoais e individualistas.
 É disso que a nossa sociedade precisa, afinal, como diz o ditado, os jovens são o amanhã. O futuro da sociedade!

3 comentários:

  1. Muito legal o texto, parabéns Jéssica!!!
    Sucesso pra ti!!

    ResponderExcluir
  2. William! O responsável pela matéria! Obrigada pela atenção e por ter contribuído com tanta dedicação para esta pauta. A causa de vocês é nobre e eu fico feliz de poder estar escrevendo sobre este tipo de coisa: ajudar os outros.
    Sempre que precisar, estou por aqui... nestas linhas do jornalismo.

    ResponderExcluir
  3. Blogueiros estão aí para compartilhar e difundir diversidades no mundo virtual. Parabéns a iniciativa.

    ResponderExcluir