sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Diário de Uma Glamour - 10ª Edição - 20/04/2012 - Folha do Sul


Páscoa Solidária

            O mês de abril está sendo um doce! Sim, como a Páscoa aconteceu no último dia 08, muitas escolas usaram este tema para trabalhar em sala de aula. No Colégio Nossa Senhora Auxiliadora não foi diferente. O 5º ano na escola possui duas professoras: Cristiane Proença Rodrigues e Geisel Collares dos Santos, que trabalham as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Antes e Ensino Religioso Escolar.
            Aproveitando a data, Cristiane e Geisel lançaram na sala de aula o projeto Páscoa Solidária, isto é, uma forma de trabalhar em todas as áreas estudadas e invocar o sentimento de solidariedade nos alunos. “Produção de textos; resolução de problemas; estudo de como funciona o sistema digestório (chocolate); explicação do por que a Páscoa está vinculada ao chocolate; resgate da tradição dos ovos pintados onde os alunos trabalharam com a história sobre a origem da pintura dos ovos e confeccionaram os próprios ovos para presentearem pessoas especiais para eles; o verdadeiro significado da Páscoa e seus símbolos; celebração religiosa e, finalmente, o gesto concreto que foi a doação para a Liga”, relata Cristiane.


A Arrecadação

Quando o projeto foi lançado ficou decidido que a doação não seria de chocolates, mas algo que se assemelhasse, foi então que surgiu a ideia de arrecadar bolachas. Já a instituição escolhida foi por opção própria dos alunos, que deixaram claro que deveria ser uma entidade que ajudasse o próximo, mas que não recebesse fundos do Governo. Ao entrarem em acordo, um deles apontou a Liga Feminina de Combate ao Câncer pelo trabalho voluntário e solidário que ela faz e todos concordaram.
O projeto, que contou com a colaboração de 50 alunos, durou uma semana de arrecadação e surgiram mais que bolachas. Como os alunos pediam tanto em casa quanto para seus amigos e familiares, muitos afirmavam que só tinham leite, e para não perder a ação, os mesmos aceitavam. No final, a maior parte de donativos estava entre bolachas e leite, mas também foram arrecadados massa e arroz.
Às 14h do dia 02 de abril, Márcia Ivanoff, presidente da LFCC, foi chamada ao salão do Colégio Auxiliadora para receber a doação. Tanto ela, quanto as professoras, afirmam não saber o número exato da arrecadação. “Para nossa satisfação, lotamos dois porta-malas grandes, com o tanto que foi arrecadado”, conta Márcia. Aproveitando a oportunidade, a mesmo explicou aos alunos sobre o funcionamento da Liga e os convidou para participar do Pedágio Solidário que acontece no próximo dia 08 de maio, no centro da Cidade.


A Essência da Páscoa

Para Cristiane e Geisel, a experiência que fica é gratificante e até inesquecível, pois puderam ser parceiras de um projeto que sensibilizou os alunos. “A mensagem que deixamos é a de que Páscoa é partilha, é o momento de praticar o amor pelo nosso semelhante, é a busca de uma vida nova começando pela mudança das nossas atitudes, de fazer aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem por nós e seguir o exemplo que Cristo nos deixou: ‘Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei’.”, conclui Geisel.   

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário