sexta-feira, 8 de julho de 2011

Tá frio né tchê?

Hoje eu fiquei analisando a maneira como eu me visto para ir trabalhar e para frequentar a faculdade nas noites de inverno. Vou colocando cuidadosamente tudo aquilo que possa me aquecer e me deixar confortável, preocupada com uma possível gripe ou mal estar. Só que quando eu me deito embaixo das cobertas geladas, e reclamo do tempo que elas levam para aquecer, eu penso em quantas pessoas não possuem nem um teto. Quantas crianças não tÊm uma meia para colocar, um blusão para vestir, uma cama para deitar, um cobertor para se aquecer... É triste pensar que existem milhares de pessoas passando frio, batendo queixo e todos os outros membros do corpo, morrendo nas calçadas com as doenças que transitam juntamente com o vento gelado, nas madrugadas cortantes do Pampa gaúcho.
Aqui onde 18ºC é calor, temperatura negativa é o que mais se encontra, e os pastos, verdes no verão, ficam brancos da geada que se forma ao amanhecer de inverno. O Sol que bate no rosto parece estar preso por uma película que filtra o seu calor, pois o frio corre pela nuca e arrepia os dedos. Sem contar os dias que chovem...
Se eu estiver insatisfeita com o tremor do meu corpo, eu tomo um banho bem quente, faço uma sopa bem gostosa, me deito e logo estou quente... Mas como fazem aqueles que buscam sua sorte nas esquinas, nas calçadas, nas drogas? Onde está a esperança daqueles que minguam na pobreza e sofrem todas as consequências naturais do tempo? Onde mora a solução dos que não possuem casa para retornar ao fim do dia? Onde está o futuro dos que não conhecem a educação?
E por mais que cada dúvida dessas me deixe extremamente triste, a que me apavora é a seguinte: "Onde é que está sendo usado os altos impostos que nós pagamos?"
Eu defendo a política, pois sei que sem ela não será possível levar o país adiante. Eu defendo as bolsas 'isso' e 'aquilo' por que apesar delas estimularem o acréscimo de filhos e a estabilidade de ficar em casa e receber dinheiro (mesmo que pouco para sustentar uma família), elas dão o que comer e vestir a tantos brasileiros que, sem isso, estariam piores do que estão. É fácil renegar o benefício para os que tiveram oportunidades de ter uma comida ao meio dia e ao fim da noite; que tiveram uma boa escola (seja ela particular, municipal ou estadual); que tiveram a felicidade de ter a inteligência suficiente de conseguir pensar, raciocinar e querer um Brasil melhor. Mas os que nada disso alcançaram não poderiam ser melhor do que são se não tivessem a oportunidade de pelo menos ter como se alimentar. Infelizmente, como alguns políticos, alguns destinam o seu dinheiro para o lado errado, com coisas erradas. Muitas vezes, ao contrário da comida, do agasalho, do estudo, esse dinheiro vai parar em bares e bocas de fumo, mas com tanto exemplo de peixe grande desviando dinheiro público, seria no mínimo estranho se os desfavorecidos não errassem.
Descordo completamente do mau uso do benefício, mas creio que, pelo menos agora, essa é uma das poucas soluções para a... como podemos chamar... TRISTEZA dos que NADA possuem.
É um tanto complicado falar neste assunto, pois ele sempre divide opiniões, mas enquanto esquentamos nossas cabeças falando sobre o Poder Público, eles continuam lá... se aposentando com 2 mandatos, ganhando salários absurdos, desviando o dinheiro que poderia gerar empregos e exterminar com a pobreza. O que nós poderíamos fazer então? MUDAR. Isso mesmo... se eu, você, nós pararmos de olhar tanto o erro dos outros para corrigir os nossos, amanhã (quando formos o futuro) estaremos governando a nossa cidade, nosso estado e nosso país. E se formos melhores do que hoje somos, com toda certeza a pobreza será menor e haverá menos gente congelando no frio do Sul.

2 comentários:

  1. SINTO-ME ORGULHOSA E AO MESMO TEMPO TEMEROSA POR TER UM ESTAGIÁRIA DE COMUNICAÇÃO COM ESTE PERFIL.... TODOS PODEMOS FAZER ALGO PARA MUDAR ESTA MISÉRIA QUE ASSOLA NOSSOS IRMÃOS. SE CADA FAMÍLIA ABASTADA DESSE UM POUCO DO QUE TEM AO QUE NADA TEM, ACABARÍAMOS COM A FOME DE BAGÉ. SEGUE NESTE PENSAMENTO, E QUANDO ESTIVERES PREPARADA, SEJAS UM ANJO DE DEUS NESTE MUNDO DE POUCAS OPÇÕES PARA OS DESFAVORECIDO

    ResponderExcluir