quinta-feira, 21 de março de 2013

É preciso mudar!


Se eu disser que sou a mesma todas as manhãs estou mentindo. Eu mudo a cada nascer do sol, a cada aparecer da lua. Mudo quando acho necessário, quando não quero, e na maioria das vezes até sem perceber. Mudo quando encontro uma flor, quando esbarro em uma pedra, quando bato o pé na quina da mesa ou quando levando de mau humor. Mudo quando choro, quando dou risada, quando vou ao mercado e quando chego da faculdade. Mudo cada vez que ligo o computador, quando vejo uma mensagem no celular, ou quando alguém comenta algo na rede social. Mudo pela essência de ser alguém diferente a cada ação, a cada reação, a cada novo acontecimento, seja comigo ou com o cachorro da vizinha. Mudo de acordo com as estações, com as cores, com os casacos que tiro e guardo no armário. Mudo por ser pisciana, por ser mulher, por ser estudante, por ser trabalhadora, por ser comunicadora. Mudo por ver a necessidade de ver o mundo mudar. Mudo por entender que a mudança começa dentro de casa, na educação, na diversidade. Eu mudo quando vejo que não agradei, ou quando tento ser melhor do que eu consegui ser. Mudo para ser feliz, para deixar menos lágrimas cair, para voltar ao final do dia para casa e sentir que algo mudou. Mudo por acreditar na esperança, no recomeço, naquele jogo de dar a volta por cima. Mudo para ver se na próxima volta eu sou eleita, a escolhida, a menina dos olhos de cor comum - mas que brilham pela felicidade alheia. Mudo a cada sorriso que nasce no canto da boca, e a cada palavra dita por dizer, pela absurda vontade de pronunciar aquilo que o coração implora e a razão censura. Mudo pelo doce prazer de dizer 'mudei', pela recordação que será diferente, pela plantação de lembranças, pela colheita de fatos que só mudando poderemos ver. Mudo para não ter um mundo preto e branco, mas para não viver apenas no cor de rosa. Mudo para sentir o vento do lado direito e amanhã ir para o esquerdo. Mudo para poder pular e ser chamada de doida, e para amanhã rir e pensar 'como fiz isso?'. Mudo para não cair na rotina, para não me deixar levar pelas consequências, para não ficar triste por mais de uma semana. Mudo para sentar atrás da porta, encarar as fotos que estão na parede e depois retirá-las de lá, para mudar o ambiente, os ares. Mudo de perfume. Mudo de sentimento. Inverto as coisas. Troco a rota. Eu mudo para que um dia eu possa sentar em uma poltrona e contar para meus netos que a vida é assim mesmo: uma mudança constante. Ninguém é 100% feliz; ninguém é 100% triste. A vida é feita de momentos de alegria e de dor e é por isso que precisamos estar sempre mudando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário